-
Arquitetos: GRIVARELLO BERNABÉ ARQUITECTOS
- Área: 432 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Walter Gustavo Salcedo
-
Fabricantes: Aluar, Arneg SRL, Fontela Cristales, San Lorenzo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa em um jardim suburbano. A planta da casa está estruturada de forma a aproveitar as melhores orientações em um lote de 20 x 50 metros em um bairro privado da cidade de Funes. Com o intuito de ter uma orientação a norte mais direta - já que nos primeiros 20 metros do lote vizinho este é bloqueado pela casa contígua - optou-se por resolver o programa solicitado para a casa utilizando as áreas sociais como estrutura principal da planta, que se desenvolve para a área posterior do terreno e as zonas privadas no piso superior.
A marquise de concreto com teto verde permite encontrar uma escala diferente na entrada de frente para o bairro, aproveitando as diferenças de cota entre o interior do lote e a rua de acesso. Desta forma, resolve-se a composição da fachada, que se divide em entrada principal e zona de garagem e, atrás, uma grande janela exibe a cozinha e sala sob os quartos.
Para entrar atravessa-se o pátio entre a grande laje de concreto e o volume da casa, um percurso que lhe permite entrar na casa ou continuar e encontrar o quintal com zona de churrasco, piscina e sol.
A utilização de paredes de concreto aparente com cofragem lisa acentua as grandes aberturas da planta, tanto externas quanto internas, possibilitando fugas visuais controladas para todas as áreas do terreno. A opção por trabalhar com uma cobertura única e leve com forro em madeira permite-nos reduzir a escala dos espaços dos quartos que, através da inclinação da cobertura, se conectam à área de churrasco nos fundos do terreno.